sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sempre é tempo de ... ENTENDER O TEMPO !!!

Dia desses uma amiga explicou (depois de mais um ataque meu de ansiedade em último grau) a diferença entre as palavras  Kairos e Kronos... como achei lindo, dei uma breve pesquisada e deixo aqui para vocês:
Tempo… nas dimensões de KRONOS e de KAIROS, as duas palavras gregas para designar o tempo.
Kronos:
é o tempo mensurado, com dias, meses e anos. É finito, metódico, controlado, igual para todos. É o tempo linear, que cobramos aos outros e do qual dizemos que «tempo é dinheiro». É o tempo do calendário, o tempo do relógio.

Kairos: 
refere-se tanto a uma antiga noção grega para referir-se a um aspecto qualitativo do tempo, e significa o momento certo. Sua correspondente em latim, momentum, refere-se ao instante, ocasião ou movimento que deixa uma impressão forte e única para toda a vida (WEBSTER, 1993); relacionado uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinado objeto, processo ou contexto. Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa; simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.




Mas Kairós não reflete o passado, ou antecede o futuro. Kairós é o melhor instante no presente. 



Então, o que dizer sobre isso? Eu , que nada sei, nada posso dizer também…


Mas posso escrever sobre como me sinto (ih, a tribuna é livre !).... e de um modo geral, eu gostaria muito de entender o motivo dessas duas palavrinhas simples não significarem a mesma coisa. 

O motivo de querer tanto alguma coisa e ela não acontecer na hora em que preciso, decido, espero.


Essa coisa do "acontece quando tem q acontecer" é muito difícil de aceitar ! A vontade é de cruzar os braços, fazer um biquinho e esperar q Papai do Céu entenda que preciso e pronto! 

Mas... vida adulta, ou melhor, madura (já que maturidade nada tem relacionado com idade), não é bem assim... daí para ser aceito, sem ser considerado um completo maluco, é preciso saber esperar... esperar a vaga que vc tanto espera surgir, esperar a melhor época para se encorajar e encomendar um herdeiro, esperar suas economias se ajustarem para decidir se compra um apê, faz a volta ao mundo ou troca o carro... e cada momento de espera pode ser pior ou melhor, depende de como se vai encarar os fatos…

Até que de um modo geral vou bem, até um certo limite.... e que limite é esse? Como colocar? Difícil ! Então procuro respeitar os meus e tentar não ser tão "afobada" ….


Enfim… que tudo que desejam aconteça no "Kairos" certo, sempre !


Beijos sem tempo para todos da sempre enrolada

Um comentário:

  1. Celle,

    Concordo totalmente com sua amiga...
    Em primeiro lugar,parabens pelo texto inteligente.
    Kairós e Kronos realmente sao interessantes...
    Ja tinha visto isso meses atras,e constatei que Nos humanos usamos Kronos e Deus trabalha com Kairós
    Nao sou evangelico,mas na Biblia diz,nao lembro o capitulo,que Deus,nos ultimos Dias deu mandamentos ao seu povo...
    Os ultimos dias de Deus e nada mais nada menos 2010 anos atras...
    Curioso nao?
    Nao queira entender isso senao Voce vai ficar maluco(a),pois nao vai conseguir!
    Sao Mistérios da Fé.
    Enquanto isso o nosso ultimos dias sao as semanas ou meses do ano
    As vezes passamos por dificuldades onde nao conseguimos superar adversidades por dias,meses e ate anos! E reclamamos a Deus o por que no conseguimos sucesso
    Pois bem,
    Nao conseguimos porque Deus trabalha com Kairós e Nós com Kronos,portanto,aquilo que tanto queremos geralmente nao é no nosso tempo que conseguimos e sim,no tempo de Deus...
    Conclusao: Quando o nosso tempo (Kronos) e o tempo de Deus (Kairós) se cruzam,tudo acontece,tudo dá certo e ninguem impede os desejos de Deus.
    Interessante né?
    Esse foi apenas um exemplo a fim de que Voce tenha calma e controle a ansiedade,pois tudo acontece de maneira positiva NO SEU DEVIDO TEMPO!
    Bjos Celle e parabens pelo Blog.
    Gito

    ResponderExcluir