sábado, 3 de setembro de 2011

Sempre é tempo de … ESTUDAR !

E nas minhas metas, eis q estava APRENDER ALEMÃO.


E lá fui eu para o curso, primeiro módulo, 1 mês, 3 horas e meia por dia.


A primeira semana passou e só posso dizer uma coisa: acho q vou colocar a meta para 2012 hahahaha.


Muito difícil!


Ou eu sou muito limitada mesmo hahaha.


Mas vamos ao q teve …




* Teve curso pra lá de eclético!


tem ucraniano, grego, brasileiro, peruano,  paquistanês, etiopiano, filipense, turco, francês, búlgaro, moldavo, inglês, sérvio, afegão, ucraniano, etc etc etc … uma salada , imagina todo mundo tentando se entender.…  e algumas dessas pessoas não falam nada de inglês, só suas línguas originais (o afegão usa um livro todo em persa, imaginem) …
… então nesses dias pude praticar mais do meu inglês (que ainda é meio safado, tenho muito o q melhorar) e saber um pouquinho mais de geografia q em muito tempo !

* Teve algumas afinidades imediatas!

ao meu lado, sentam…
uma garota da Tanzânia q lá era apresentadora de TV até conhecer  um alemão, casar com ele lá  e se mudar pra cá.  

PAUSA PARA EXPLICAÇÃO:
onde vc senta no primeiro dia, tem q sentar até o final. 
O grego pegou o lugar da tanzaniana no terceiro dia e ela tá uma fera com ele até hoje.
FIM DA PAUSA.

Voltando … ao meu lado até hoje, sentaram:
a garota da Tanzânia;

um cara do Afeganistão q era soldado (!) e desertou pq não queria mais saber de trabalhar na guerra e foi morar na Bulgária e trabalhar como pedreiro, onde conheceu a esposa e se casou e teve um filho e segundo ele, cada dia que passa ele lembra um dia a menos do seu trabalho no Afeganistão. #emocionei

e agora o grego "roubador de lugar", direto da Macedônia, era jogador de futebol profissa no seu país, tem 21 anos, já fala alemão (ainda não sei pq ele caiu na turma de iniciantes) e agora tá aqui desempregado, cheio de gel do cabelo, brinco na orelha e piercing no rosto, talento pra pagodeiro nato, uma comédia, faz mil piadas. #adolescência mandou lembranças

Histórias das mais doidas!

* Teve gente esquisita e tapa na cara do preconceito!

o filipense: é meio doidinho e fica de costas para a turma no intervalo da aula sem falar com ninguém, parece q está de castigo… a gente mal escuta a voz dele … mas é um menino, imaginem, tem 19 anos ...


o costa riquenho: tem um cabelo de maluco, anda estranho, fuma, leva bebidas na mochila e é o palhaço da turma. Diz q sua profissão é surfista, mas não gosta de surfar no único lugar q dá pra surfar aqui, o Rio Isar. Ele chega atrasado todo dia (para desespero do prof … alemão destesta atraso), fazendo tumulto, a gelera se acaba de rir com ele. Espaçoso, escandaloso, uma figura!

o etiopiano: qdo entrei na sala, confesso q  apavorei com a roupa, o barbão e o chapeuzinho, já imaginei qdo ele iria explodir a bomba na sala, viu … fiquei assim até o terceiro dia, até descobrir q o cara é padre, católico ortodoxo, por isso a roupa nada discreta e o super mega crucifixo cravejado de rubis (!). Rótulos, minha gente, impressionante como a gente rotula sem perceber, ou percebendo mesmo …

* Teve alemão boa gente, e gente boa!

o professor é ótimo, um alemãozinho do meu tamanho, muito engraçado e muito, muito bom professor mesmo, adorei. Ele tem uma risada impagável, queria poder gravar e colocar aqui. Mas é algo do tipo Barney, dos Flinstones.

* Teve sono, muito sono em alguns momentos!

3 h e meia todos os dias, aff ! Não tem como ...

* Teve ficha caindo!

Eu me sentido a mega power corajosa de largar meu emprego, família e segurança no BR para estar aqui nesses 2 anos … um lugar para onde viemos com lugar pra morar, salário, plano de saúde, sabendo me comunicar (pq o inglês é safado mas resolve! E saem umas palavrinhas alemãs bem Kfusas mas saem…), tendo um companheiro… 
A maioria dessas pessoas veio pra cá sem nada ! E deixando tudo, ou … nada ! Algumas deixaram famílias, mas outras são sozinhas nesse mundão de Deus. Estão morando em quartos mistos com pessoas q nem conhecem, ainda estão sem emprego e fazendo bicos pra pagar comida e casa, e investindo tudo q tinham nesse módulo de 1 mês de aula para conseguir um emprego. 
E eu reclamando e cheia de medos! Q vergonha ! Assim não pode, assim não dá!

* Teve sonho dourado se formando!


Nos meus sonhos mais lindos e dourados, já tô pronta para ser a poliglota. 
Meu foco no fim desses dois anos é sair por aí gastando meu já batido espanhol e francês (e sabe q ajuda? volta e meia esbarro com alguém q fala um dos dois comigo e aí viro uma matraca), e acrescentar inglês e alemão. Mas observem a disparidade entre o foco e o resultado, ainda passo perrengue pra pedir um chocolate quente  hahahahaha

* Teve continuação da convivência fora do curso!


Nos entendemos super bem.
O curso tá fluindo legal demais.
E com a tanzaniana (Rabia) e a Luisa, até já demos umas voltas pela cidade depois do curso.
A Luisa  é  uma peruana q viveu os últimos 10 anos na Itália, tem uma pele e cabelos lindos, fala um inglês perfeito segundo nosso prof e é uma tímida de carteirinha.


Tô pensando em tentar marcar um encontro com todo mundo num parque para um pequenique ou algo assim, o prof falou q seria uma ótima maneira de todo mundo se conhecer mais. 
Vamos ver se funciona!



Bem, foi isso!

Tschuss pra vc ! Tchau pra vcs  !


bjs da que anda estudando ...
cecelle

6 comentários:

  1. Olá Marcelle!
    Conheci seu blog através do blog da Mikeli e acabei de te adicionar ao "mundo pequeno" índice de blogs de brasileiros pelo mundo. Qualquer dúvida pode entrar em contato e se quiser ajudar a divulgar o site, vc pode adicionar o selinho ao seu blog.
    www.mundopequeno.com

    ResponderExcluir
  2. Ola
    menina, sabe que tb tenho ficado enrolada com esse tal de alemao. Só que no meu caso tenho feito cerca de 3 horas por semana, o que me rende prorrogar a minha meta para 2020.Boa sorte para se tornar poliglota, hehe...
    bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  3. nao tem nada melhor do que esse periodo de conhecer mil e uma pessoas diferentes! =D aproveita e se reunam varias vezes...cozinhem comida tipica, e pq nao, fofoquem sobre os alemaes haha ta todo mundo no mesmo barco =) bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eita Celle,fiquei confusa com tanta lingua diferente!1
    Amiga,parece que tá gostando de tudo por ai,né??? É ótimo conhecer novas pessoas,costumes.
    Feliz por vc.
    bjos e tem sorteio lá no blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelle,eu e Paloma descobrimos o seu blog e estou achando uma delicia poder saber de suas aventuras, torcemos muito por vocês ai e te digo, aproveitem bastante esse novo ciclo de suas vidas, cada momento, pois será único. Um super beijo para vocês, que Deus ilumine seus caminhos.

    ResponderExcluir
  6. É sempre tempo de estudar mesmo. Eu, por mais que fuja disso, não consigo. Ontem, mega sábado de sol, estava fazendo o que???? Enfiada nos livros pra tentar melhorar meus atendimentos diários.

    Mas é assim. Essas diferenças são ótimas. Convivência com o diferente, faz a gente que acha que é normal, tornar-se um pouco menos normal [ou seria um pouco mais diferente?]

    Continue ai nas suas andanças, descobertas e aprendizagem. =]

    Beijos.

    Sabrina.

    ResponderExcluir